segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Qual a origem dos biscornus?

Eu sou apaixonada por biscornus. Então resolvi procurar saber mais sobre sua origem. Eis o que descobri.
Biscornus é uma almofada para colocar alfinetes, feito com dois quadrados costurados um no outro, onde os vértices (ou ponta) de um desses quadrados é costurado no meio das laterais do outro quadrado. No meio de cada face é colocado um botão. Esses botões se encontram e fazem com que a almofada tenha a lateral irregular, como se o biscornus tivesse 8 lados.
Sua origem é da França medieval, significa dois cornos ou duas pontas. Na lateral dos biscornus sempre tem uma ponta para cima e outra para baixo, como se fossem dois chifres.
Os biscornus variam de tamanho. Os minis tem 20x20 quadradinhos. Os maiores tem 50x50. Geralmente os biscornus não são maiores do que a palma da mão. 
Eu aprendi a fazer esses alfineteiros no fórum Coisas de Miúdas. 
Lembro que meu primeiro biscornus foi o Joaninha. 

Estou participando de um desafio no fórum chamado Biscornus Surpresa.
Beijos a todos.




7 comentários:

  1. Olá afilhada querida, adorei saber a história dos biscornus, também sou apaixonada por eles.

    Boa semana.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Aninha, tudo bem?
    Estou retribuindo a visitinha... e aprendendo um pouco sobre os biscornus.... eu não sabia!!! Valeu pela informação... mto util!
    Beijs e otima semana

    ResponderExcluir
  3. Oi Aninha, tudo bem?
    Vim avisar que tem selinho no meu blog carinho das amigas para vc, bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá amiga, hoje o meu blog faz 4 anos e estou a dar um presente;)
    Passa por lá e participa;)
    beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Passa no meu blog, tenho uma prendinha para ti :D

    ResponderExcluir
  6. Aninha gostei muito do seu post.. Depois que fiz o meu 1º Biscornu fiquei completamente apaixonada...

    Lindo o seu bichinho

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    muito obrigada, andava curiosa com isto dos biscórnios, agora tou esclarecida. Bjoca

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar.
Beijos